Cerca de 27.000 beneficiários / atendimentos
mais de 17 projetos atendidos
mais de 6.800.000 doados
projetos apoiados
Criada em 2004, a Parceiros da Educação é uma Organização da Sociedade Civil que apoia a formação integral dos alunos de escolas públicas, através de parcerias entre a sociedade civil, escolas e secretarias de educação, visando melhorar o aproveitamento escolar com ensino de qualidade e contribuir para políticas públicas educacionais.
A organização leva à educação pública a experiência na gestão dos empresários para complementar o contínuo desenvolvimento em direção a eficiência e orientação por resultado, formando cidadãos mais qualificados para os desafios do nosso tempo e do futuro.
A parceria com o Instituto Estáter ocorreu por 9 anos, com início em 2010.
Nosso apoio se deu nas seguintes escolas, no município de Ibiúna:
Escola Estadual Frederico Marcicano – Ibiúna Fundamental II e Médio 32 professores 512 alunos
EM Salvador Ferreira de Campos e EM Vereador Lourival Araújo - Ibiúna Fundamental I 18 professores 331 alunos
MÉDIA DOS INDICADORES IDEB - aumento de 42% SAEB PORTUGUES - aumento de 19% SAEB MATEMÁTICA - aumento de 19%
O Instituto Fazendo História mobiliza pessoas para que se aproximem das crianças e adolescentes acolhidos e busquem, numa relação de respeito, cuidado e amorosidade, escutar e construir com eles novas histórias. Assim, o IFH contribui para que crianças e adolescentes que precisaram ser afastados de suas famílias possam encontrar nos serviços de acolhimento um momento de reparação efetiva.
Antes mesmo do Instituto Estáter ser constituído, a Estáter já fazia aportes para o IFH e participava nas definições estratégicas da organização. A parceria com o Instituto acontece há 9 anos. Em agosto de 2011, por meio de uma reflexão junto com o Instituto Estáter, o IFH iniciou um trabalho com adolescentes, através de uma nova intervenção: o Grupo nÓs. Esse grupo tem como objetivo acompanhar e apoiar adolescentes que por conta da maioridade serão desabrigados, e assegurar que eles terão o apoio emocional, material e profissional necessário para enfrentar os desafios que experimentarão.
São trabalhados diferentes temas em quatro eixos principais: projeto de moradia, projeto profissional, uso consciente do dinheiro e cidadania.
8 anos apoiando o Grupo Nós
Mais de 337 adolescentes acompanhados por 3 anos
A ACTC - Casa do Coração, Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes portadores de doenças cardíacas graves, acompanhados de suas mães/acompanhantes, vindos de todo o Brasil e de países vizinhos, para tratamento nos principais centros médicos que atendam alta complexidade.
Todos recebem a assistência que necessitam durante o tempo em que permanecem em São Paulo para realização de cirurgias e nos retornos periódicos para exames, consultas e reavaliação médica.
O Instituto Estáter apoiou a organização por 3 anos, contribuindo na formação educacional oferecida às crianças, que precisam se afastar da escola em função dos tratamentos.
Apoio em cerca de 6.800 atendimentos às crianças, adolescentes e acompanhantes
Organização que tem como missão transformar vidas por meio da educação e de projetos autossustentáveis, capazes de promover desenvolvimento local e inclusão social, erradicando a fome e a miséria.
A parceria começou em 2010. O Instituto Estáter apontou a importância de focar as atividades em crianças e adolescentes, seu público-alvo, entendendo que a educação representa a perspectiva de um futuro melhor, sendo base para o desenvolvimento humano. Após alguns alinhamentos estratégicos, foi apresentado o projeto “Centros de Transformação”.
O Instituto Estáter apoiou a organização durante 5 anos. O objetivo do projeto é valorizar o protagonismo juvenil, assegurar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de forma participativa, criativa e solidária, a capacitação profissional dos jovens, garantindo assim, a conquista da autonomia e da plena cidadania.
Apoio na estruturação e operacionalização de 3 Centros de Transformação que impactam hoje 10.000 crianças e adolescentes
Ao longo de seus mais de 60 anos de história, o Einstein se consolidou como uma instituição de excelência, reconhecida pela qualidade da assistência, práticas de gestão, capacidade de inovar e liderar positivas transformações no universo da saúde. São os conhecimentos, competências e experiências acumulados nessa trajetória que permitem ao Einstein ser referência em outra área de atividade: o Ensino. Com diversos cursos de todos os níveis, a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein iniciou o curso de medicina em 2016.
A parceria com o Instituto Estáter ocorreu por 6 anos, de 2016 até 2021 e contou com a doação de bolsas de estudos integral no curso de medicina. A seleção foi feita pelo Colegiado do Curso de Medicina e contemplou critérios socioeconômicos e acadêmicos.
2 bolsas de estudo com duração de 6 anos
O Movimento Mapa Educação é um movimento de jovens para jovens que visa mapear os problemas da educação brasileira, dar suporte para soluções apresentadas para sua melhoria e criar novas formas de participação para que a sociedade civil possa contribuir muito mais com os debates educacionais no país.
O Instituto Estáter apoiou financeiramente a “Conferência Mapa Educação”, realizada no dia 29 de agosto de 2015, na sede do Ministério Público, que teve como objetivo criar um ambiente para discussão de projetos com potencial de transformar a educação brasileira, reunindo diversos convidados, especialistas e palestrantes experientes.
Apoio na Conferência, que teve 100 projetos e contou com a participação de 250 estudantes de todo o Brasil.
O Instituto Pró-Saber SP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. O Instituto tem como missão fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio de experiências de leitura e brincadeira, transformando suas famílias e suas comunidades.
Em 2003, inaugurou o Espaço Nossa Casa, onde é oferecido uma educação infantil de forma complementar, oficinas de música, educação física e artes, além de alimentação, material escolar e uniforme. A espinha dorsal do trabalho é a alfabetização.
A parceria com o Instituto Estáter ocorreu por 9 anos, com início em 2009. Também atuamos no conselho da organização apoiando nas definições estratégicas.
mais de 1.300 crianças e adolescentes impactadas
apoio na manutenção da Biblioteca 4.600 leitores cadastrados mais de 15 mil livros disponíveis
O Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos com a missão de colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. O sonho é fazer parte da construção de uma sociedade inclusiva, que garanta a igualdade de direitos e valorize as diferenças humanas. Para isso, desenvolvem programas de pesquisa, formação continuada e controle social na área da educação inclusiva.
O Instituto Estáter apoiou financeiramente a estruturação do Fundo Patrimonial da organização.
Apoio no fortalecimento institucional
Projeto desenvolvido em parceria com a Nébula, uma aceleradora de negócios que conecta empreendedores, investidores e grandes empresas em torno da inovação.
O Programa Nébula Impacto tem como objetivo acelerar o desenvolvimento e crescimento de startups que possuam como objetivo a geração de impacto social alinhados com a missão do Instituto Estáter, de modo que sua atuação seja direcionada, aprimorada e profissionalizada, para que estas estejam aptas a receber investimentos e desenvolver parcerias.
As startups selecionadas no ano de 2023 são:
Associação Santa Plural Fundo de Bolsas é formada por pais e ex-alunos da comunidade do Colégio Santa Cruz, que tem como objetivo viabilizar financeiramente o programa por meio de um Fundo de Bolsas para custear as mensalidades dos alunos negros e indígenas que não tenham condições de pagá-las.
O Instituto Estáter apoiou a organização com 1 bolsa de estudos em 2023, contribuindo na democratização do acesso à educação básica de qualidade para crianças negras, promovendo a diversidade e inclusão social por meio da formação de jovens capazes e comprometidos em transformar a realidade socioeconômica do país.
Bolsa de 1 criança no colégio Santa Cruz, por 1 ano
Distribuição de Livros
O Projeto de Distribuição de Livros do Instituto Estáter é uma iniciativa que visa promover a educação antirracista em organizações sociais e escolas públicas. Por meio dessa ação, o Instituto distribui livros produzidos pela Piraporiando, uma editora e produtora de conteúdo especializada em diversidade e inclusão. Esses livros abordam temáticas como a diversidade e a igualdade racial, com o objetivo de sensibilizar e educar crianças, jovens e adultos sobre a importância do respeito e da valorização das diferentes culturas e etnias.
Os livros da Piraporiando são cuidadosamente selecionados para garantir que tragam perspectivas diversas, contemplando a história e a cultura afro-brasileira e africana, além de narrativas que discutem o racismo estrutural e a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. O programa também inclui atividades complementares, como oficinas de leitura e para educadores e gestores de organizações sociais, visando ampliar o impacto da iniciativa e estimular a reflexão crítica entre os participantes.
O Instituto Estáter acredita que a educação é uma ferramenta poderosa para a transformação social, e o programa de distribuição de livros da Piraporiando é um dos pilares dessa missão, contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e inclusiva.
Distribuição de cerca de 1.400 livros para 5 organizações sociais e escolas públicas em São Paulo
Outros
Outros projetos foram apoiados durante os anos de existência: Hospital Pequeno Príncipe, Instituto Pró-Bono, Centro de Nutrição Renascer, Projeto Amplitude, Fundação Faculdade de Medicina, Fundação Lia Maria Aguiar, entre outros.
-
Parceiros da Educação
Criada em 2004, a Parceiros da Educação é uma Organização da Sociedade Civil que apoia a formação integral dos alunos de escolas públicas... Saiba mais
-
Instituto Fazendo História
O Instituto Fazendo História mobiliza pessoas para que se aproximem das crianças e adolescentes acolhidos e busquem... Saiba mais
-
ACTC Casa do Coração
A ACTC - Casa do Coração, Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração... Saiba mais
-
Amigos do Bem
Organização que tem como missão transformar vidas por meio da educação e de projetos autossustentáveis, capazes de promover... Saiba mais
-
Albert Einstein
Ao longo de seus mais de 60 anos de história, o Einstein se consolidou como uma instituição de excelência... Saiba mais
-
Movimento Mapa Educação
O Movimento Mapa Educação é um movimento de jovens para jovens que visa mapear os problemas da educação brasileira, dar suporte para... Saiba mais
-
Pró-Saber SP
O Instituto Pró-Saber SP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo... Saiba mais
-
Instituto Rodrigo Mendes
O Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos com a missão de colaborar para que toda pessoa com deficiência... Saiba mais
-
Programa Nébula Impacto
Projeto desenvolvido em parceria com a Nébula, uma aceleradora de negócios que conecta empreendedores, investidores e.... Saiba mais
-
Programa Santa Plural
Associação Santa Plural Fundo de Bolsas é formada por pais e ex-alunos da comunidade do Colégio Santa Cruz... Saiba mais
-
Distribuição de Livros
O Projeto de Distribuição de Livros é uma iniciativa que visa promover a educação antirracista em organizações sociais e escolas públicas.... Saiba mais
-
Outros
Outros projetos foram apoiados durante os anos de existência: Hospital Pequeno Príncipe, Instituto Pró-Bono, Centro de Nutrição... Saiba mais
nossas campanhas
Campanha alert(ar)
Instituto Estáter (IE) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) promoveram, com início em julho de 2020, a Campanha alert(ar), que visa a conscientização das pessoas sobre a importância de se medir e acompanhar os níveis de saturação de oxigênio no sangue (oximetria). A iniciativa tem como objetivo apoiar o enfrentamento à pandemia da COVID-19 para reduzir a mortalidade e a internação em UTIs, principalmente nas comunidades mais vulneráveis.
A campanha surgiu a partir da constatação do Instituto Estáter, que compila desde o início da pandemia, uma base de informações de mais de 20 países diretamente de fontes primárias, como ministérios da saúde ou secretarias de estado, e verificou que grande parte dos óbitos por Covid-19 no mundo ocorreu fora das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
A campanha estabelece protocolos para recomendação médica que visam permitir o acompanhamento seguro da oximetria nas comunidades e os parâmetros para as hospitalizações. Além disso, apoia as secretarias municipais de saúde na análise dos dados para auxiliar no planejamento e logística necessários para a implementação do programa, assim como na busca de alternativas para a implementação do plano.
- 5 dicas para quem “tem” que ir em festa
- IstoÉ Live – Pércio de Souza, empresário
- Campanha Alertar
- Oxigenoterapia na COVID 19
- Ventilação Mecânica Básica para Não Intensivistas
- Webinar – Entendendo a pandemia por dentro e os desafios do futuro – Pércio de Souza
- Orientações – Jovens – Dr. Drauzio Varella
- Orientações – Grupo de risco – Dr. Drauzio Varella
Realizadores
Apoiadores
Parceiros
O Instituto Estáter (IE) e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) lançaram em dezembro de 2021 a campanha de conscientização “Se Cuida, Brasil” para reforçar a importância dos cuidados e prevenção ao novo coronavírus e evitar, desta forma, a propagação da Covid-19. Antecedendo o período de festas de fim de ano, em que tradicionalmente as confraternizações geram aglomeração de pessoas, a campanha tem como slogan “O seu comportamento pode evitar o isolamento!”, reforçando a conscientização de todos para evitar o acirramento das restrições ou um novo “lockdown”, o que afetaria tanto outras áreas da saúde, a volta às aulas e a retomada econômica no ano de 2021.
O material divulgado em formato de filmes curtos e peças gráficas se inicia como um “manifesto” para provocar reflexão e despertar nas pessoas a conscientização dos seus atos diante do aumento no número de casos de infectados pela Covid-19.
O impacto da campanha foi de alcance nacional em TV aberta e fechada, e com complementariedade do digital, principalmente com repercussão nas redes sociais e influenciadores para atingir o público jovem e ganhar ainda mais frequência e diversificação nas mensagens.
Realizadores
Parceiros
O Projeto Rastreamento COVID - Identificar para proteger consiste em rastrear, via infectados e seus contatos próximos, potenciais pré-sintomáticos, sintomáticos ou assintomáticos, indicando as recomendações adequadas nos casos positivos. O principal objetivo é a detecção precoce do indivíduo contaminado ainda sem sintoma para que este possa tomar as medidas necessárias para reduzir a transmissão da Covid, desta forma evitando medidas mais drásticas, como um lockdown ou uma superlotação do sistema de saúde.
Elaboramos os protocolos de rastreamento e de comunicação, e compartilhamos com as secretarias municipais de saúde de Curitiba e Campinas para implementação. Além disso, também disponibilizamos testes antígenos para a secretaria de saúde municipal de Curitiba para a implementação do projeto.
Realizadores
Parceiros
-
Campanha Alert(ar)
Campanha que visa a conscientização das pessoas sobre a importância de se medir e acompanhar os níveis de saturação de oxigênio no sangue (oximetria). Saiba mais
-
Campanha Se cuida Brasil
Campanha que visa reforçar a importância dos cuidados e prevenção ao novo coronavírus e evitar, desta forma, a propagação da Covid-19. Saiba mais
-
Campanha Rastreia Covid
Campanha que visa a detecção precoce do indivíduo contaminado ainda sem sintoma para que este possa tomar as medidas necessárias para reduzir a transmissão da Covid. Saiba mais